Mestrado

O ciclo de estudos conducente ao Grau de Mestre em “Gestão e Negócios” proporciona aos interessados na área da gestão uma visão 360º da Empresa, tanto ao nível da análise como ao nível das práticas e estratégias, permitindo o desenvolvimento de competências para tomar decisões que respondam aos principais desafios que na atualidade se colocam às Empresas. O Curso engloba disciplinas das diferentes áreas da Gestão e dos Negócios, desde as Finanças até aos Sistemas de Informação, passando pelo Marketing e Recursos Humanos, incluindo os novos Modelos de Negócio na Internet. Para que a realidade empresarial seja entendida de uma forma multidisciplinar, todas essas disciplinas foram estruturadas com o mesmo objetivo, formando um todo coerente e integrado, centradas num projeto comum a desenvolver numa Empresa, escolhida no início do ano letivo.

O Curso está dividido em 2 anos, com aulas presenciais apenas no 1º ano e a realização de projetos no 2º ano:

  • No 1º ano, os estudantes começam por analisar a Empresa nas principais áreas da gestão (unidades curriculares obrigatórias), avançando depois para áreas mais específicas pela realização de vários workshops (unidades curriculares de opção), relacionadas com o Projeto que vão desenvolver no 2º ano;
  • No 2º ano, em “Casos de Estratégia Empresarial”, os estudantes vão aplicar em ambiente empresarial os conhecimentos obtidos no ano anterior, cooperando com a Empresa na resolução de um problema ou no aproveitamento de uma oportunidade; com o apoio de Docentes da Atlântico Business School, recorrendo à metodologia ABP de Harvard, vão Detetar e Resolver um Caso, ajudando em tempo real a Empresa na Implementação da solução; este trabalho é complementado com o desenvolvimento de um Artigo Científico de reflexão sobre o Caso (disciplina Projetos); ambas as disciplinas funcionam com base em trabalhos, sem avaliações escritas nem aulas, sendo a presença física na Escola Superior de Negócios Atlântico apenas necessária para reuniões de apoio e para sessões de apresentação do Caso.

Objetivos do Ciclo de Estudos

O objetivo fundamental da Escola Superior de Negócios Atlântico, presente em toda a atividade académica e formativa, é o de dotar o tecido empresarial Português de quadros superiores, detendo uma formação estruturada, de qualidade e relevante nas Ciências Empresariais, comportando uma sólida componente científica, aliada a uma componente prática alicerçada na exposição permanente do aluno(a) à realidade das empresas. O curso de mestrado “Gestão e Negócios” promove a especialização profissional de alto nível,

assegurando uma enorme preocupação pelo desenvolvimento e crescimento económico sustentáveis, no contexto das empresas e da sociedade, integrando nas suas investigações, análises e reflexões, as responsabilidades éticas e sociais próprias dos protagonistas e dos líderes conscientes. Os alunos(as) deverão ser indivíduos reconhecidos pelo desenvolvimento dos seus conhecimentos ao nível do primeiro ciclo, atualizando-os, aprofundando-os e integrando-os com os novos conhecimentos e experiências adquiridos.

Saídas Profissionais

Terminada a sua formação, o estudante do mestrado “Gestão e Negócios” estará habilitado e será competente para administrar e gerir um negócio ou empresa, alicerçando as suas decisões e pareceres em sólidos conhecimentos de carácter técnico, em fortes preocupações de carácter ético e social, em investigação conduzida individualmente ou em equipa, em ambientes nacionais ou internacionais, na sua área de interesse vocacional ou em ambientes multidisciplinares, em situações descritas ou abordadas por si próprio ou por outros antes de si, ou em situações novas, requerendo novas abordagens e estilos. O estudante obterá competências de base nas mais importantes áreas da gestão (Estratégia, Economia, Finanças, Marketing, Sistemas de Informação e Gestão de Recursos Humanos), podendo, através das unidades curriculares de opção, estudar áreas mais específicas da Gestão, como sejam a Economia Digital, a Gestão de Carteiras, a Comunicação e a Sustentabilidade.

Unidade Curricular ECTS
1º Ano
  • Economia para Gestores
  • Estratégia nos Sistemas de Informação
  • Finanças Aplicadas
  • Gestão Emocional de Recursos Humanos
  • Liderança e Desenvolvimento Pessoal
  • Marketing Digital e Negócios na Internet
  • Marketing Estratégico
  • Seminários
  • Unidade Curricular de Opção
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 6
  • 12
  • 2º Ano
  • Casos de Estratégia Empresarial
  • Projetos
  • 40
  • 20
  • Estrutura Curricular (PDF)

    Avaliação Externa (Link)

    Condições de Ingresso