MBA

O Curso de Master Business Administration está estruturado de forma a que os Alunos desenvolvam competências multidisciplinares e obtenham elevadas qualificações académicas e profissionais na área da gestão, com a possibilidade de especialização em 5 áreas específicas: “Gestão de Empresas”, “Finanças e Fiscalidade”, “Sistemas de Informação e e-Business”, “Marketing e Direção de Vendas” e “Recursos Humanos”. O Curso proporciona uma experiência profissional efetiva, confrontando os Alunos com a realidade e os problemas atuais, promovendo uma interação profunda e raramente vista com o Meio Empresarial.

O Programa, com 100 créditos ECTS, mantem um tronco comum a todas as especializações, com dois tipos de disciplinas (3 Disciplinas Estruturantes com 48 créditos ECTS e 5 Disciplinas de Base com 30 créditos ECTS), e vários Workshops de Opção (10 créditos ECTS), distintos em cada uma das especializações.

Objetivos do Ciclo de Estudos

O objetivo central do Curso é inserir os Alunos num ambiente empresarial, de forma a desenvolverem competências para encarar a realidade de uma forma integrada, aprendendo a tomar decisões para responder aos principais desafios que na atualidade se colocam às Empresas. Todas as disciplinas foram estruturadas com o mesmo objetivo, formando um todo coerente e integrado, centradas num Projeto comum a desenvolver numa Empresa, escolhida no início do ano letivo. O Projeto agregador é desenvolvido na disciplina “Casos de Estratégia Empresarial” (CEE).

Casos de Estratégia Empresarial

Organizados em grupos, trabalhando com colaboradores das Empresas e apoiados por Docentes e especialistas da Escola Superior de Negócios Atlântico, os alunos irão detetar um problema ou uma oportunidade numa Empresa, escolherão a melhor Resolução e apoiarão em tempo real a Implementação da solução. O trabalho é apresentado em Sessões Públicas perante personalidades de prestígio do Meio Académico e Empresarial. A disciplina funciona sem avaliações escritas nem aulas, com base na metodologia ABP de Harvard, sendo a presença física na Escola Superior de Negócios Atlântico apenas necessária para as reuniões de apoio e para as sessões de apresentação de Casos.

A disciplina “Ateliers de Comunicação”, fornecendo competências e apoiando os alunos nas apresentações que efetuam, e a disciplina “Seminários”, possibilitando o contacto com personalidades de experiência reconhecida, completam o grupo das Disciplinas Estruturantes que se desenrolam durante todo o ano.

As Disciplinas de Base permitem desenvolver competências nas áreas mais importantes da gestão (Finanças, Marketing, Economia, Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Desenvolvimento Pessoal e Economia Digital), pela aplicação dos conhecimentos aplicados no Caso em estudo, permitindo uma visão 360º da Empresa de CEE.

Workshops de Opção

O Programa de MBA permite 5 especializações, englobando um conjunto de Workshops de Opção (10 créditos ECTS), escolhidos em função do Projeto que está a ser desenvolvido em CEE. Cada Workshop engloba uma ou duas sessões teóricas e várias sessões de trabalho aplicadas, podendo ser ministrados por Docentes da Atlântico Business School ou por Especialistas escolhidos especialmente para o efeito. A definição dos Workshops efetua-se no fim da 1ª fase do Projeto (deteção do problema/oportunidade), por cada Grupo coordenado pelo Docente, em função dos conhecimentos a adquirir e das competências a desenvolver para resolver o Caso. Não é, por isso, possível apresentar já as características definitivas (designação, duração, Docentes) dos Workshops a funcionar no próximo ano letivo, embora se possam apresentar sugestões, a partir da experiência de Casos de anos anteriores.

Gestão de Empresas

Finanças e Fiscalidade

e-Business e Sistemas de Informação

Marketing e Direção de Vendas

Recursos Humanos