Instalações

A Atlântico Business School está sedeado num Edifício emblemático, o Edifício Heliantia, considerado Imóvel de Interesse Público pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e pelo IPPAR, tendo sido considerado uma das 7 Maravilhas de Gaia. Para além desse facto, encontra-se enquadrado num ambiente onde predominam os pinheiros e o mar.

Inicialmente, este edifício foi desenhado para se tornar numa clínica helioterápica. Da autoria do Arqtº Francisco de Oliveira Ferreira, revela-se uma peça arquitetónica duplamente interessante. Emprimeiro lugar porque o seu programa técnico-formal representa o eclodir de uma das primeiras manifestações da modernidade (tornando-se num dos primeiros exemplares onde se utilizam as estruturas de cimento armado), particularmente no norte do país; em segundo lugar porque, relativamente ao conjunto da obra assinada por Oliveira Ferreira, estamos perante uma obra de síntese onde confluem soluções inteligentes e sensíveis que até aí se encontravam dispersas e subaproveitadas.

Em 1990, o Edifício Heliantia sofreu uma profunda remodelação do seu interior, tendo sido adaptado ao uso exclusivo para o ensino. Têm sido, entretanto, introduzidas benfeitorias e adaptações a novos formatos de formação, bem como obras de conservação, sempre que necessárias. Em 2002, o espaço foi readaptado de forma a adequar o edifício às novas realidades em termos de tecnologia de informação. Aproveitou-se também para criar novas salas de aula. O Edifício Heliantia dispõe de Plano de Emergência, estando ainda equipado com todas as necessárias condições de segurança, devidamente auditadas pelos técnicos oficiais.

O Edifício Heliantia engloba salas de formação, profusamente iluminadas e com varandas contíguas, anfiteatro, salas de informática modernamente equipadas e com acesso à Internet, uma biblioteca, uma sala de estudo e uma cantina. Todas as salas encontram-se equipadas com projetores de vídeo e multimédia.